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Meu Blog de textos

Neste blog vou postar todos os meus textos e também alguns contos

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Vanessa Jornalismo !

terça-feira, 2 de julho de 2013

DECLÍNIO DA AUTORIDADE



 

O Declínio da Autoridade

Embora a psicologia tenha contribuído e muito para o desenvolvimento humano nos deparamos hoje com a troca de valores, e o declínio da autoridade.
Se por um lado a teoria nos mostra que podemos controlar o comportamento humano e como educadores sabemos que se o fizermos com intuito de ajudar isto é; educar, levando a criança para o caminho do bem, melhor dizendo para o caminho das virtudes e bons princípios, teremos seres humanos sem vícios e ou seres humanos adultos com comportamento aceitável, agradável, polido, educado.

Durante muito tempo seguimos um modelo de educação que hoje não é mais aceito, o mesmo, sabemos que não era perfeito.

Hoje temos outro modelo a ser seguido, questionável e criticado por muitos e defendido por outros. O mesmo modelo é o inverso do primeiro citado e também apresenta as suas falhas.

Não estou defendendo modelos, nem criticando os mesmos, mas quero apresentar a realidade, o que vejo, percebo, observo no cotidiano da educação.

Sabemos que escola não educa, mas ensina e que pais é quem são os responsáveis pela educação de seus filhos.

Hoje, segundo pesquisas, os pais não estão cumprindo esse papel de educadores, deixando para a escola a responsabilidade de fazê-lo.

Ocorre que as crianças ficam desnorteadas e acabam se destruindo.

Com a modernidade os pais e mães estão sempre fora de casa deixando seus filhos aos cuidados de outrem ou da escola.

A figura da mãe foi transformada em pessoa (masculina e feminina) com a dupla responsabilidade e o pai foi destituído do seu real papel de provedor do lar e declinou.

Os filhos hoje com toda essa confusão familiar, estão fazendo o que querem ou o que acreditam ser o certo, por não terem um modelo de certo ou errado. Fazem o que lhes apraz e como lhes apraz.

 Os pais falharam, pois a família está com seu papel invertido, são os filhos quem mandam e são os pais quem hoje obedecem.

 

“Devido ao desamparo do pai na sociedade contemporânea, qualquer bom pai teme dizer “não” ao filho”. (p. 114)

 

“Jovens, em todos os tempos e culturas, sempre tiveram impulsos transgressivos; sempre se comportaram desafiando a autoridade e desprezando as regras de boa convivência”. Em sua época, Sócrates (1980) já se queixava da juventude e pedia ao seu filho, Lâmpocles, o mais velho dos seus filhos, ser tolerante com sua mãe. Os

Jovens são intolerantes ou transgridem as regras – não necessariamente por maldade, mas sim para testar seus limites – dão asas aos seus impulsos e paixões, levam ao máximo sua liberdade e senso de independência, não se importando em ter de pagar um alto preço por isso. ”(p.116)

CARBELLO, Sandra Regina Cassol.

 
A escola está falida, pois professores não tem autonomia, a incompetência da escola e dos professores está em funcionar como prótese desse sistema cultural falido.

 Com a minha experiência na escola, percebo que as crianças pedem atenção e limites o tempo todo.

Elas gostam de sentir que alguém se importa com elas, embora elas se queixem e resistam em obedecer às normas escolares.

Parece não haver diálogo em seus lares, pelo fato de seus pais trabalharem e elas passarem o tempo na rua e na escola, algumas passam o seu tempo em escola de futebol, outras na escola integrada, e outras na casa de avós.

Atendendo pais juntamente com as Pedagogas, muitas vezes perguntamos como a criança é em casa, pais e mães mentem e acreditam na sua própria mentira.

Observamos que por não poderem ou não saberem conciliar o trabalho com a educação dos filhos          eles tentam uma compensação dando tudo o que eles querem como brinquedos, celulares, tênis de marca, dinheiro e etc...

A carência das crianças faz com que elas peçam socorro, deixando de cumprir com a responsabilidade na escola. Tornam-se violentas, indisciplinadas, sem interesse pelo estudo. As crianças não conseguem aprender, pois se recusam a fazer as tarefas escolares e os deveres de casa, não tem interesse pela leitura e a escola se transforma em ponto de encontro; elas se encontram apenas para dividirem suas carências.

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